segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Lendas do Zodiaco

Lendas do Zodíaco


CARNEIRO


Phrixos e Helle eram filhos do Rei Athamas da Beócia e da rainha e Deusa Nephele. A Deusa Nephele, tendo que retornar ao Olimpo, deixou os filhos Phrixos e Helle aos cuidados do pai Rei Athamas. Este, uniu-se a Ino que planejava livrar-se das crianças. Decidiu secar as sementes dos cereais prejudicando as futuras colheitas e espalhar doenças. Prevendo que o Rei Athamas, para saber as causas das desgraças consultaria o oráculo, Ino subornou os sacerdotes, para que estes convencessem o rei que a única forma de aplacar a ira dos deuses era sacrificando os filhos que teve com Deusa Nephele.
O Rei Athamas, pelo bem do povo, obedeceu as ordens do oráculo, embora com grande sofrimento . A Deusa Nephele, indignada, a tudo assistia. Para proteger os filhos, Encontrou-se com os filhos às escondidas, avisou-os que no dia do sacrifício um carneiro dourado desceria dos céus e aterrizaria diante deles. A Deusa Nephele orientou-os a montar no carneiro. O único cuidado que Phrixos e Helle deveriam ter era de não olhar para baixo durante a viagem. O carneiro surgiu no dia do sacrifício, e levou as crianças. Helle, no entanto, não resistiu à tentação e olhou, apesar das recomendações, caindo ao mar no local que ficou depois conhecido como Helesponto ( hoje Dardanelos ). Phrixos chegou salvo à Colchida onde sacrificou o carneiro à Zeus que o colocou no céu entre as estrelas.



TOURO


Zeus transformou-se em um magnífico touro branco para seduzir Europa, filha de Agenor, rei da Fenícia. Europa, estava na praia com as suas amigas, ao ver o animal aproximou-se, acariciou-o e, encantada com a sua docilidade, montou-o.
Nesse instante, o touro disparou sobre o mar, só parando apenas em Creta, Zeus deu-se a conhecer amando a jovem. Mais tarde, Europa casou-se com Astérion, rei de Creta, que adotou Minos, Radamanto e Sarpedão, filhos que ela teve com Zeus. A constelação do Touro possui dois belos aglomerados abertos de estrelas, as Plêiades e as Híades. As Plêiades eram sete irmãs, filhas de Atlas e Pleione.
As estrelas do aglomerado receberam os seus nomes. As Híades eram meias irmãs das Plêiades, filhas de Atlas e de uma Oceânida. As estrelas do aglomerado das Híades, no entanto, não receberam os nomes das irmãs.



GEMEOS


Zeus, disfarçado de cisne, seduziu a mortal Leda com quem teve os gémeos Castor e Pollux. Pollux, ao contrário de suas irmãs e de seu irmão Castor, era imortal. Os gémeos eram muito amigos de Idas e Linceu.
Certa ocasião, após caçarem juntos, brigaram pela divisão do rebanho. Idas e Linceu, agindo ardilosamente, acabaram levando todo o rebanho. Castor e Pollux, por vingança, raptaram suas primas Phœbe e Hilaíra que eram prometidas dos príncipes Idas e Linceu e casaram-se com elas. No confronto que se seguiu, Idas atirou sua lança ferindo mortalmente Castor. Pollux, enlouquecido de ódio, matou Linceu. A luta entre os dois sobreviventes parecia não ter fim. Zeus decidiu interferir a favor de seu filho, fulminando Idas com um raio. Pollux, desesperado, pediu a Zeus que trocasse a sua vida pela de Castor. Comovido, o pai dos deuses conduziu os dois irmãos ao céu, transformando-os em constelação.


CARANGEJO


A Hidra de Lerna era uma serpente colossal que amedrontava a região de Lerna, no Peloponeso, destruindo rebanhos e plantações. A Hidra possuía nove cabeças, sendo uma imortal. O segundo dos doze trabalhos impostos à Hércules pelo rei Euristeu, foi livrar a região desse terrível monstro.
Hércules planejou livrar-se da Hidra degolando as suas cabeças. Para levar a termo o seu trabalho, contou com a ajuda de seu amigo Iolaus, pois a cada uma degolada, outra renascia. Para evitar o contínuo ressurgimento, Hércules as decepava e Iolaus cauterizava o local impedindo o aparecimento das novas cabeças. Após eliminar todas as mortais, enquanto se preparava para enterrar a última, Hera mandou um enorme caranguejo para impedi-lo. O herói esmagou-o com os pés e conseguiu concluir o seu trabalho. Iolaus ateou fogo ao reduto da Hidra queimando seus restos evitando que ela pudesse ressurgir. Hera recolheu o caranguejo e elevou-o ao céu na forma de uma constelação.


LEÃO

Um gigantesco leão caiu da Lua na região de Neméia, assustando e matando gado e pessoas. Como o animal se encontra em uma caverna com duas saídas, era muito difícil aproximar-se dele.
Os caçadores da região pediram ajuda ao rei Euristeu, pois o animal havia se revelado invulnerável às suas armas.
O rei enviou Hércules para aquele que seria o seu primeiro trabalho: exterminar o leão de Neméia. O herói fechou uma das saídas da caverna, obrigando o animal a abandoná-la pelo outro lado. Hércules, que o aguardava, desferiu-lhe um violento golpe com sua clava e ao perceber que o animal ficara tonto, em rápida acção, montou sobre ele e o estrangulou até a morte.
Para perpetuar a coragem de seu filho, Zeus transformou o leão em uma constelação.


VIRGEM

Representa Deméter, a deusa das sementes, flores e frutos. A deusa teve, com Zeus, uma filha de nome Perséfone. Hades, o deus do reino dos mortos, apaixonou-se pela jovem e raptou-a. Deméter, desesperada, procurou a filha por longo tempo.
Finalmente, soube por Hécate - a deusa das profundezas da Terra, que a sua filha era esposa do deus dos mortos. Enfurecida, Deméter abandonou a Terra e um longo inverno sobreveio. Desesperados, homens e deuses rogaram à senhora dos frutos que libertasse a terra e deixasse as sementes germinarem. Diante da insistente recusa de Deméter, Zeus ordenou a Hades que libertasse Perséfone. Ele acabou concordando. Pediu a Perséfone, porém, que aceitasse sementes de romã o que, sem que ela soubesse, a ligaria para sempre a ele. Tendo se alimentado das sementes, Perséfone teria que voltar periodicamente ao inferno. E assim, durante três meses, enquanto Perséfone está no reino dos mortos, as sementes não germinam.


BALANÇA


Têmis era a deusa da justiça divina, das leis eternas, a segunda esposa e conselheira de Zeus, mãe das Horas e da Moîras. Era dela a balança que pesava as almas dos mortos, decidindo os seus destinos.
O conceito de destinos distintos para almas distintas é de Hesíodo. Em Homero o reino de Hades é um imenso abismo, onde todas as almas, sem distinção, são lançadas. Para o orfismo, o reino de Hades era dividido em três partes: a mais profunda era chamada Tártaro, a central Érebo e a mais alta Campos Elísios. Têmis, como deusa das leis eternas e da justiça divina, era quem decidia se as almas iriam para os Campos Elísios, onde a eternidade lhes reservava apenas felicidade e bem-aventurança ou para locais de eterno sofrimento.



ESCORPIÃO

Órion era um poderoso gigante caçador filho do deus Poseidon. Apaixonou-se por Mérope, uma das Plêiades, mas não foi correspondido. Enfurecido, começou a exterminar todos os animais da Terra. Ártemis, a deusa da caça, exigiu que ele suspendesse a matança, não sendo, porém, atendida. Enviou, então, um escorpião que o feriu mortalmente no calcanhar. Zeus transformou o escorpião em constelação pelo serviço prestado à deusa, recebendo Órion a mesma honra, por ser filho de seu irmão Poseidon. É por isso que quando a constelação de Orion surge no horizonte leste, a de Scorpius está se pondo no oeste.


SAGITÁRIO

O sagitário é uma figura mitológica representada como meio homem e meio cavalo. No céu existem duas constelações com essas criaturas. A constelação do Centauro é a que representa Quíron, o sábio. A do Sagitário, por sua vez, retracta essas criaturas míticas, que eram tidas como poderosos arqueiros e valentes caçadores.
Quando Órion foi morto pelo escorpião enviado por Ártemis, seus amigos Sagitários mandaram um dos seus para vingar a morte do gigante. É por isso que a constelação do Sagitário representa um centauro apontando a sua seta para o "coração" do escorpião ( a estrela Antares ).



CAPRICORNEO

O deus Pan, em forma de cabra, estava, ao entardecer, tocando sua flauta às margens de um rio, quando surgiu o monstro Typhon. Assustado, modificou a sua forma para peixe. Entretanto, o fez tão rápido que apenas a sua parte traseira metamorfoseou-se em cauda.
Quando Pan emergindo do rio, viu que Zeus havia sido atacado pelo monstro e estava com os músculos da perna e dos braços arrancados do corpo, tocou uma nota aguda em sua flauta forçando Typhon a fugir.
Mercúrio, com a ajuda de Pan, recolocou os músculos de Zeus no lugar. Ao retornar ao Olimpo, Zeus furioso, atirou um de seus poderosos raios em Typhon que ferido fugiu para a Sicília. Agradecido pela ajuda de Pan, o deus dos deuses imortalizou-o na constelação do Capricórnio.



AQUARIO

Ganimedes era um jovem de extrema beleza, filho dos reis de Tróia. Um dia quando pastoreava o rebanho de seu pai, Zeus enviou sua águia para que esta o raptasse e o trouxesse a fim de servir-lhe como copeiro e aguadeiro, substituindo a jovem Hebe que casara-se com Hércules.
Para aplacar a tristeza de seus pais, o poderoso deus, presenteou-os com cavalos divinos filhos do deus vento Zéfiro com uma das Harpias. A ocupação de aguadeiro era, nos tempos antigos, muito importante, pois desfrutava da intimidade de Zeus. Ganimedes, foi posteriormente, apontado como o deus da chuva benfazeja.



PEIXES.

Afrodite e seu filho Eros estavam sendo perseguidos por Typhon, monstro gerado por Géia. Typhon era um meio termo entre um ser humano e uma fera terrível que possuía, no lugar dos dedos da mão, cem cabeças de dragões.
Os deuses não tinham poder para enfrentá-lo sozinhos e nem aos seus poderosos jactos de fogo e aos violentos arremessos de pedras gigantescas que ele lançava contra os seus inimigos. Para escapar à sua fúria, Afrodite e Eros transformaram-se em peixes, mergulhando nas profundezas do mar e, para não se perderem, uniram-se com uma fina corda.

Sem comentários: