sábado, 15 de dezembro de 2007

História que se repete.

Não muito longe de ti, há uma casa no campo.
Não muito longe de ti, há uma história que se repete.
Naquele dia a mulher como a pele marcada pelos anos, levantou-se ás horas de todos os dias, encheu a bacia de água que trouxera da fonte para se lavar, como todos os dias e comeu o mesmo de todos os dias.
Depois de partilhar o seu dejejum com o seu cãoz, foi tratar a galinha vermelha que lhe dava os ovos, a vaca que lhe dava o leite e foi buscar a erva para a ovelha.
Naquele dia, tudo era igual naquela humilde casa de campo, nada mais que o necessário ali morava, a água era pura da nascente, a luz os dourados raios de sol, o calor os troncos velhos e mortos das arvores anteriormente, grandes e robustas, a comida era a simples oferta da natureza, a roupa estava gasta pelos anos.
Naquele dia todo se repetia.
Naquele dia 24 de Dezembro, só a missa de galo anunciava que era Natal naquela casa de campo.
Naquela tarde a mulher foi buscar laranjas para dar há vizinha, há laranjeira que estava diante da sua porta, que ela plantara, e cuidara durante anos.
Quando o sino tocou já as duas se apresavam no caminho para a igreja.
Quando voltou da missa a mulher, acendeu o lume para se aquecer, sentou-se á lareira com o cão, o seu velho amigo farrusco ao colo e adormeceu, seu corpo adormeceu para sempre. A sua missão estava cumprida, a sua alma em paz.
As suas amigas choraram a sua morte, o padre entregou a sua alma a Deus.
Os dias passaram, a terra alimentou-se, as plantas cresceram, as árvores deram fruto.
Muitos anos mais tarde, num dia 8 de Dezembro, um casal passou ao pé da casinha de campo, já não tinha porta nem janela, as paredes tinham ruído, só restava a parede do quarto por onde a Era tinha trepado. O filho de 3 anos correu para a velha laranjeira e ao aproximar-se disse: - laranja linda.
Os seus pais nem se aperceberam, da velha laranjeira e da conversa que ela e o seu filho tinham acabado de ter. Chamaram o filho e continuaram a conversar sobre, onde comprar as prendas de Natal, onde iriam na passagem de Ano, etc. .........


Sibila 10 de Dezembro de 2007

Sem comentários: